domingo, 2 de maio de 2021

Acadêmicas amazonenses lançam teclado virtual para comunidade surda


O TecLibras é uma ferramenta digital desenvolvida, pensando naqueles que estão em consonância com a inclusão. O aplicativo foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (30) e está disponível para download na Play Store.

 

POR: KAYTH KARINY


 O teclado e suas desenvolvedoras, Geise Dioneia e Millena Sangela
 

As acadêmicas do 7⁰ período do curso de Engenharia de Software, Geise Dioneia de Albuquerque Saunier (22) e Millena Sangela de Almeida (22), desenvolveram um teclado em Libras, o TecLibras.

O objetivo é facilitar a comunicação da comunidade surda, além de ser uma ferramenta pedagógica valiosa para quem está começando a aprender a Língua de Sinais.
A ideia surgiu nos primeiros períodos da faculdade quando ambas estudavam juntas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na cidade de Itacoatiara – AM.  “Era para ser apenas uma ideia de pré-projeto e acabou se tornando uma proposta de grande relevância” diz Geise. 
De acordo com Millena, o intuito, quando entraram no curso, foi para criar algo acessível e inclusivo: “Sempre fui motivada pelo meu padrinho, que é deficiente visual, a cursar uma área relacionada a Tecnologia da Informação (T.I). E foi vendo o dia a dia dele que surgiu interesse em criar ferramentas acessíveis. E mesmo com tanto avanço tecnológico, ele ainda não tem tanta acessibilidade, e por mais que até o momento eu ainda não tenha desenvolvido algo que possa ajudar diretamente meu padrinho, meu objetivo é sempre desenvolver ferramentas que poderão ser de grande contribuição nas vidas de outras pessoas também”.
O aplicativo traz uma interface amigável e de fácil acesso, possuindo ícones intuitivos que facilitarão a instalação para o uso do teclado.
“Esperamos que o TecLibras some bastante para a comunidade surda e para os que tenham interesse em aprender libras, como também para os já fluentes” dizem as acadêmicas.
Todo custo do desenvolvimento do aplicativo foi por conta das estudantes. O APP é gratuito e está disponível para download.
Os usuários de Android podem baixar o aplicativo na Play Store. Em breve, ele estará disponível para iOS e poderá ser baixado na Apple Store.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS RELEVANTES