Por: José Brilhante
Reencontros dos craques - nome dado ao evento - marca a reabertura e as memórias do Tupy Cantanhede (o Tupizão), por onde passaram os grandes jogadores de Parintins. A festividade teve início às 17h na tarde de sábado (2), com o jogo feminino entre A.S Amazonas e Corinthians City.
O Tupizão acumula muitas histórias, grandes conquistas e acontecimentos. A vinda de Garrincha (gênio das pernas tortas), bicampeão mundial pela seleção brasileira, foi um dos marcantes acontecimentos. O gênio das pernas tortas veio a cidade em 1973 para um jogo amistoso nos clubes Amazonas (Cobra Coral) e Sul América (Sulamba). Acabou jogando um tempo em cada equipe.
O Botafogo do Rio de Janeiro, em 1987, também ancorou em Parintins para realizar amistosos em época de pré-temporada do Campeonato Brasileiro. Empatou em 2 a 2 com o Sulamba.
Não foi somente Garrincha e o clube da estrela solitária que engrandeceram a narrativa histórica do Tupy Cantanhede. O Flamengo, também da Capital carioca aportou pela ilha tupinambarana em 1990.
Muitos dos jogadores da década de 70 e 80 compareceram para o jogo festivo. Entre eles estão, Caçapava, Mãe Querida, Soló, Nilo Gama, Chico, Nazaqui, Messias Cursino, Cúpido, entre outros. Em relação a reunião dos craques do passado Edgar Gavião, administrador do estádio, relata “a presença desses craques que fizeram história nesse estádio, traz um incentivo a mais para esses novos jogadores que também estão fazendo parte dessa confraternização. Isso é para valoriza-los pelo que fizeram em prol ao futebol de Parintins”.
As duas equipes da velha guarda que totalizaram mais de 35 ex-jogadores, receberam um equipamento personalizado para o jogo final do evento.
Ao término da partida todos que participaram do jogo receberam certificados e assistiram um vídeo com todas as fotos que fazem parte tanto da vida dos craques quanto do estádio, que está sendo reaberto para temporada 2018 com a agenda cheia até o final do ano.
Fotos relacionadas aos acontecimentos históricos
![]() |
| Foto: arquivo pessoal de Nilo Gama |
![]() |
| Foto: arquivo pessoal de Soló |


Nenhum comentário:
Postar um comentário