terça-feira, 25 de agosto de 2020

Periferia de Parintins em destaque: “A feira aqui na orla da união sustenta minha família” diz feirante


As vendas já existem há mais de um ano e foi conquistada por meio de abaixo assinado, organizado pela Associação dos Moradores do Bairro da União (AMBU), junto com o colaborador Ricardo Marinho. E desde então vem gerando emprego e renda para localidade e dando opção para compras diárias. 


POR: JOSÉ BRILHANTE
Fotos: José Brilhante


Apesar dos vendedores estarem em um ponto estratégico, uma construção ao fundo está sendo erguida para abriga-los. Essa obra é fruto da união dos moradores e associação, junto com seu então presidente da época, Ricardo Marinho, que entregou nas mãos do governador a documentação, solicitando o prédio para os trabalhadores. 

“A feira é uma emenda do projeto Calha Norte. Mas, para os trabalhadores não ficarem parados, esperando a construção, pedimos permissão verbal do Setor de Terras municipal, para que funcione, ainda improvisada” relata Ricardo Marinho, principal articulador da feira do bairro da união. 

A vasta variedade de produtos, é uma vantagem. No local, além de ter mais de quarenta trabalhadores, funciona a venda de peixes, comida pronta de todas as variedades, verduras, legumes, farinha, carvão, camarão, entre outros.

 

Seu Erinaldo, verdureiro da feira, explica a importância da localidade: “Esse local é muito bom. Se não tivesse, eu estaria na rua sendo ambulante, e isso não é legal, por causa da minha idade. Eu não sou aposentado e não tenho nenhum benefício, e é da onde eu tiro meu sustento”.  

Vista geral da feira 

Também, acabou gerando emprego e renda para pessoas que vieram do interior e que hoje residem no bairro da união, como dona Maria.

Interiorana, natural do distrito do Mocambo, mãe e pai para seus filhos, ela reflete sobre a existência e a oportunidade que recebeu para trabalhar e ganhar o pão de cada dia: “A feira aqui na orla da União sustenta minha família. E é da onde tiro minha sobrevivência todos os dias. O trabalho é importante, não só pra mim, mas para todos os meus colegas de feira”. 

Tendo uma  boa aceitação, a feira oferece aos moradores dos bairros circunvizinhos, uma praticidade. Eles não precisam mais se deslocarem a lugares distantes para ter seus produtos alimentícios de necessidade básica. 



Acervo feira 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS RELEVANTES